Caramelos de fruta

Quando pensamos em caramelos de fruta, pensamos em duas coisas: fruta e açúcar. E é aqui que entra o truque. Com esta receita, aproveitamos os açúcares naturalmente presentes na fruta para fazer um snack mais saudável.

N.º de pessoas: 4

Desenvolvido por Nutricionista João Amorim

Ingredientes

  • 800g de frutos de caroço – maçãs, ameixas, manga ou pêssegos, maduros e cortados em pedaços com a casca
  • Sumo de limão q.b
  • 1 banana

Modo de preparação

  1. Forre dois tabuleiros de forno com papel vegetal. Pré aqueça o forno a 50ºC.
  2. Coloque os frutos num tacho, com o sumo de limão e um fio de água. Leve ao lume e deixe cozer, mexendo de vez em quando, até que comecem a libertar o seu sumo.
  3. Reduza para lume brando, tape e deixe cozinhar durante 15 minutos, mexendo de vez em quando, até que os frutos estejam bem tenros.
  4. Triture-os, até obter uma consistência lisa.
  5. Prove e junte a banana em pedaços (para conferir o sabor doce), e volte a triturar.
  6. Deite a mistura nos tabuleiros e espalhe-a uniformemente, de modo a ficar com uma espessura de 3-5 mm.
  7. Leve ao forno durante 6 a 8 horas ou até que a mistura fique com uma textura maleável e descole facilmente do papel. Sirva, cortado em tiras ou formatos decorativos.