Manga

Criar um Calendário Escolar

A abertura do ano escolar aproxima-se e necessitamos de elaborar uma agenda escolar para se organizar e planear o tempo na escola, com a família e em outras atividades. Torne esta atividade numa brincadeira prazerosa e útil para todos.

Desenvolvido por Professor Doutor Carlos Neto

Benefícios

  • Perceção e organização espacial e temporal
  • Expressão plástica
  • Expressão lógica-matemática
  • Resolução de problemas
  • Criatividade
  • Coordenação motora (fina)

Descrição

Jogadores: podem participar várias crianças a partir dos 4/5 anos e seus familiares.

Material: papel, cadernos, réguas, canetas e documentos relacionados com calendários escolares atuais ou de anos anteriores, etc.

Local: em casa utilizando materiais apropriados à elaboração do calendário escolar.

Como se joga: em primeiro lugar, os pais em conjunto com o(s) filho(os), devem adquirir ou construir um calendário incluindo os meses em que existem atividades escolares, juntando algumas folhas de papel ou usando um caderno. Também podem optar por um formato digital.
Depois, deverão obter várias informações para a elaboração do calendário escolar: início e fim do ano letivo, calendário escolar efetuado pela escola, identificar o período de férias, os feriados, os intervalos escolares, datas festivas, reuniões, tempos livres, tempos extracurriculares, etc.
Por fim, deverá atribuir-se uma cor a cada uma das categorias de atividades e pintar o calendário. Aqui a imaginação e a criatividade reinam.