Manga

Criar um Quantos Queres

Trata-se de um jogo tradicional realizado entre amigos e que pode melhorar os relacionamentos ao ser jogado em família. O objetivo deste jogo é usar a criatividade e escrever no “Quantos Queres”, frases divertidas, números, desenhos, desafios, desejos, previsões engraçadas, etc., estimulando as capacidades físicas e mentais das crianças.

Desenvolvido por Professor Doutor Carlos Neto

Benefícios

  • Perceção espacial;
  • Capacidade de concentração;
  • Memória e criatividade;
  • Autocontrolo e socialização;
  • Coordenação motora (fina);
  • Perseverança e paciência;
  • Raciocínio lógico-matemático;
  • Expressão plástica.

Descrição

Jogadores: dois ou mais e a partir dos 6/ 7 anos. Toda a família pode participar.

Material: folhas de papel (não de cartolina porque dificulta as dobras) e caneta ou lápis de várias cores.

Local: pode ser jogado em qualquer lugar (casa, escola ou na rua).

Como se joga: numa folha de papel A4, pegar na ponta superior direita e juntar ao lado esquerdo da folha para formar um triângulo. A seguir dobra-se a outra ponta do triangulo para obter outro vinco diagonal e um triangulo mais pequeno. Corta-se o excedente de papel e abre-se o quadrado. Depois dobra-se as quatro pontas do quadrado até o centro. Logo a seguir vira-se o papel e dobra-se novamente as quatro pontas para dentro. De seguida dobra-se o quadrado ao meio para fazer vinco e finalmente abre-se a dobra e colocam-se os dedos nas aberturas das quatro extremidades e dá-se forma ao quantos queres.
Para decorar, deve-se pintar cada um dos 8 lados do quantos queres de uma cor e na outra face escrever desafios, frases divertidas, desejos, previsões, etc. e começar a jogar.
Quem tem o origami deve perguntar “Quantos queres?”, o número indicado deve ser o número de vezes que abrimos e fechamos o origami. Depois o jogador deve escolher uma das quatro cores/ lados que ficam visíveis. Abre-se o quantos queres e lê-se o que está escrito na outra face da cor escolhida.