Gincana de objetos
Trata-se de um jogo recreativo que pode ser feito em casa com objetos domésticos (garrafas de plástico, cadeiras, mesas, sofás, camas, etc.), permitindo elaborar um percurso (gincana). O objetivo é realizar esse percurso no mínimo de tempo, realizando todas as tarefas segundo as regras previamente estabelecidas. Muitas brincadeiras podem ser estruturadas de forma variada e com a participação de todos.
Desenvolvido por Professor Doutor Carlos Neto

Benefícios
- Equilíbrio e agilidade;
- Coordenação motora;
- Imaginação e criatividade;
- Autocontrolo e socialização;
- Capacidade de adaptação;
- Cooperação-oposição;
Descrição
Jogadores: toda a família pode participar com os seus filhos ou com amigos (a partir dos 5 anos).
Material: materiais e equipamentos domésticos.
Local: em espaços das diversas divisões da casa.
Como se joga: primeiro é definido um plano para um percurso a realizar em diferentes espaços de casa (cozinha, corredor, sala, quartos, etc.) e as diferentes regras a cumprir. O jogador que efetuar o percurso no menor tempo ganha o jogo. Exemplo: iniciar o percurso na cozinha contornando em zig-zag quatro garrafas de água vazias e limpas, dispostas num intervalo de 20 centímetros, correndo em seguida para a sala e fazendo três saltos seguidos em cima do sofá, passar por baixo de duas cadeiras dispostas no corredor, seguir para o quarto e passar por baixo da cama e voltar a correr ao ponto de partida na cozinha. Um adulto contará o tempo que o jogador demorou a fazer todo o percurso.
Nota: esta brincadeira pode ter muitas variantes dependendo das caraterísticas da habitação e da criatividade de todos os participantes.