Manga

Jogo da ”barra do lenço”

Jogo de corrida e perseguição muito popular e tradicional, observado ao longo de gerações. O objetivo é ser capaz de agarrar o lenço e regressar para a linha demarcada do fundo do campo adversário ou da própria equipa, sem ser tocado por nenhum jogador adversário. Ganha a equipa que obtiver mais pontos até ao final do tempo de jogo.

Desenvolvido por Professor Doutor Carlos Neto

Grupo de crianças a brincar ao jogo do arranca rabos

Benefícios

  • Coordenação motora fina e grosseira;
  • Equilíbrio;
  • Velocidade de reação na corrida e manipulação;
  • Capacidade de atenção e memória;
  • Orientação espacial e perceção temporal;
  • Controle emocional;
  • Cooperação e oposição.

Descrição

Jogadores: podem ser vários jogadores, a partir dos 5 anos. Toda a família e amigos podem participar.

Material: lenço e giz para marcar o campo.

Local: em casa (entrada ou sala) ou em espaço exterior (quintal, jardim), num espaço amplo e com um piso regular e liso.

Como se joga: primeiro, escolhe-se o portador do lenço que vai conduzir o jogo com um lenço na mão e ficar ao centro dos campos marcados pelas duas equipas. Depois constituem-se duas equipas (A e B) com igual número de jogadores. As equipas separam-se em dois grupos, os seus jogadores escolhem entre si um número secreto e posicionam-se atrás da linha de fundo do seu campo. O portador do lenço chama os jogadores (pode chamar um ou dois jogadores de cada vez) pelos números e estes têm de correr em direção ao lenço para tentar agarrá-lo e voltar com ele para junto da sua equipa ou, idealmente, na direção da equipa contrária, sem ser tocado pelos jogadores adversários. Se conseguir voltar para a sua equipa, o jogador ganha um ponto; se conseguir atingir a linha limite do campo adversário, ganha dois pontos. O jogo termina quando todos os elementos das equipas tiverem participado, com o portador do lenço a gritar “Fogo”. Vence a equipa que somar mais pontos em função do tempo que for determinado para a duração do jogo do lenço.