Manga

STOP!

Ser o jogador mais rápido a preencher uma tabela com palavras relacionadas com os temas escolhidos e que iniciem com a letra que vai sendo selecionada é o objetivo de qualquer jogador. Aquele que obtiver o total mais elevado de pontos com as palavras que escreveu em cada uma das rondas, ganha o jogo.

Desenvolvido por Professor Doutor Carlos Neto

Três meninas brincam ao jogo do stop

Benefícios

  • Cooperação (equipa) / oposição (individualmente)
  • Literacia
  • Velocidade de reação
  • Controlo emocional
  • Memória

Descrição

Jogadores: no mínimo dois, com idade superior a 7 anos.

Material: folhas de papel e lápis ou caneta.

Como se joga: cada jogador desenha uma tabela numa folha de papel e escreve no topo as categorias que em conjunto foram definidas. Podem ser nomes, países, cidades, cores, animais, profissões, objetos, etc. No final da tabela, deve-se criar mais uma coluna para o somatório dos pontos obtidos em cada ronda.
De seguida, um dos jogadores começa a dizer, em voz baixa, o alfabeto, até que outro diga “STOP!”. A letra que tiver calhado será a letra daquela ronda do jogo.
O jogo inicia-se e cada jogador tem de escolher e escrever uma palavra para cada uma das categorias, que se inicie com a letra escolhida. O primeiro a preencher todas as categorias diz “STOP!” e os restantes jogadores têm de parar de escrever.
Depois, categoria a categoria, cada jogador vai dizendo a palavra que escreveu e é atribuída a respetiva pontuação: os jogadores que tiverem escrito palavras iguais, ganham 5 pontos. Se tiverem apresentado uma palavra que mais ninguém escreveu, têm 10 pontos. Se tiverem sido os únicos a escrever uma palavra numa determinada categoria, recebem a pontuação máxima por palavra: 20 pontos.
O número de rondas a jogar é à escolha, há mais de 20 letras diferentes no alfabeto. No final, ganha o jogador que tenha somado o maior número de pontos.

Pronto para brincar ao Jogo do Stop