Caixa mistério
No jogo da caixa mistério, o objetivo é construir e decorar uma caixa (ex: de cartão), perfurada na lateral de modo a que as mãos e braços do participante possam ser introduzidos para tocar e adivinhar os objetos misteriosos que se encontram no seu interior.
Desenvolvido por Professor Doutor Carlos Neto
Benefícios
- Perceção sensorial
- Tato
- Capacidade de descriminação e classificação
- Resolução de problemas
- Imagem mental
- Coordenação motora (fina e grosseira)
- Relações interpessoais (convívio)
Descrição
Jogadores: no mínimo dois, de preferência com idade superior a 4/5 anos. Toda a família pode participar.
Material: caixa grande de madeira, ou cartão. Fita adesiva, pinturas, desenho, colagens, etc. para decorar. Objetos misteriosos: brinquedos, objetos de uso comum, materiais, alimentos, etc. Certifique-se de que todos os elementos selecionados para o jogo sejam seguros ao toque e/ou inquebráveis.
Local: esta brincadeira é normalmente realizada em espaços interiores.
Como se joga: a primeira parte da brincadeira é montar e decorar a caixa com a ajuda de todos os participantes. É importante que a caixa seja bastante grande para se poderem criar os buracos para as mãos na lateral e haver espaço para colocar bastantes objetos no seu interior. Quando a caixa estiver pronta, coloque diferentes objetos ou materiais (quanto mais estranhos e difíceis de identificar pelo tato, melhor). A criança pode pôr a mão nos buracos e tocar os objetos misteriosos, tentando adivinhar o que é cada coisa. Deixe que ela sinta o peso, que explore texturas e pense durante alguns minutos. Pode dar algumas pistas sobre o que há dentro da caixa e peça que tente adivinhar o que é. Abra a caixa, mostre os objetos e jogue novamente!