Caixa mistério

No jogo da caixa mistério, o objetivo é construir e decorar uma caixa (ex: de cartão), perfurada na lateral de modo a que as mãos e braços do participante possam ser introduzidos para tocar e adivinhar os objetos misteriosos que se encontram no seu interior.

Casal com casal de filhos espreitam para a caixa mistério

Benefícios

  • Perceção sensorial
  • Tato
  • Capacidade de descriminação e classificação
  • Resolução de problemas
  • Imagem mental
  • Coordenação motora (fina e grosseira)
  • Relações interpessoais (convívio)

Descrição

Jogadores: no mínimo dois, de preferência com idade superior a 4/5 anos. Toda a família pode participar.

Material: caixa grande de madeira, ou cartão. Fita adesiva, pinturas, desenho, colagens, etc. para decorar. Objetos misteriosos: brinquedos, objetos de uso comum, materiais, alimentos, etc. Certifique-se de que todos os elementos selecionados para o jogo sejam seguros ao toque e/ou inquebráveis.

Local: esta brincadeira é normalmente realizada em espaços interiores.

Como se joga: A primeira parte da brincadeira é montar e decorar a caixa com a ajuda de todos os participantes. É importante que a caixa seja bastante grande para se poderem criar os buracos para as mãos na lateral e haver espaço para colocar bastantes objetos no seu interior. Quando a caixa estiver pronta, coloque diferentes objetos ou materiais (quanto mais estranhos e difíceis de identificar pelo tato, melhor). A criança pode pôr a mão nos buracos e tocar os objetos misteriosos, tentando adivinhar o que é cada coisa. Deixe que ela sinta o peso, que explore texturas e pense durante alguns minutos. Pode dar algumas pistas sobre o que há dentro da caixa e peça que tente adivinhar o que é. Abra a caixa, mostre os objetos e jogue novamente!