Manga

Corrida de tampinhas

Este é um jogo popular e tradicional na infância, que nos permite aproveitar as tampinhas dos nossos Um Bongo de 1litro preferidos! Tem como objetivo conduzir as tampinhas através de um percurso, dando pequenos toques com os dedos, e chegar ao fim do percurso estipulado.

Desenvolvido por Professor Doutor Carlos Neto

Corrida de tampinhas

Benefícios

  • Cooperação/Oposição
  • Desenvolvimento de habilidades motora manipulativa
  • Capacidade de reação e de atenção
  • Controlo emocional
  • Coordenação motora fina
  • Controlo postural

Descrição

Jogadores: no mínimo 1, mas podem participar mais a partir dos 5 anos de idade. Toda a família e amigos podem participar.

Material: uma tampa para cada jogador e materiais de pintura para decorar e diferenciar as tampas de cada jogador.

Local: deve ser jogado em espaços interiores (casa/sala/cozinha) ou exteriores (quintal, jardim, etc.).

Como se joga: após a escolha de um lugar apropriado, em casa ou no exterior, faz-se uma pista na terra, areia ou no chão (usando giz ou fita adesiva), com retas, curvas e contracurvas. A pista deve ter mais de um palmo de largura e um comprimento de 3 a 4 metros – pode ou não ser circular. Colocam-se as tampinhas na linha de partida e cada jogador, à vez, dá um, dois ou três (a decidir antes) “piparotes” (toques com os dedos) na sua tampa, fazendo-a avançar pelo percurso. Ganha o que chegar primeiro com a sua tampa à meta.
Se o jogador lançar a sua tampa para fora da pista, tem de voltar ao início, o que faz com que o jogador perca terreno em relação aos adversários.

Variante: podem ser definidas várias metas intermédias e fazer buracos na pista. Se a tampinha cair num desses buracos, o jogador volta à meta anterior.