Manga

Criar lanternas de papel

Um jogo de participação de toda a família e enquadrada nas tradições de festas populares! As lanternas implicam a construção de objetos em papel, necessitando de vários materiais e ideias originais de trabalhos manuais. Importa estabelecer uma estratégia entre pais e filhos, plano de elaboração e experimentação coletiva em forma de brincadeira nas festas de Santos Populares.

Desenvolvido por Professor Doutor Carlos Neto

Lanternas de Papel

Benefícios

  • Habilidades motoras (finas e grosseiras)
  • Trabalho de grupo
  • Observação e experimentação
  • Expressão plástica
  • Participação familiar e comunitária
  • Resolução de problemas
  • Relações interpessoais (convívio)

Descrição

Jogadores: de preferência toda a família com a participação de todos, independentemente da idade.

Material: cartolina, tesoura, fita cola, pincel, tintas, lápis ou canetas e luzes decorativas (opcional).

Local: deve ser jogado em espaços interiores (divisões de casa como sala e varandas) ou exteriores (rua ou espaços públicos apropriados para a festa comunitária, nomeadamente em festas populares oficiais).

Como se joga: pegue num pedaço de papel e dobre-o ao meio. Pode ser um papel de qualquer tamanho e de qualquer cor ou decoração, idealmente de cartolina ou semelhante.

Faça vários cortes no papel pela borda dobrada, mas não até ao final. Os cortes deverão ter uma distância de cerca de 2,5cm se o papel for de tamanho A4.

Abra o papel dobrado, pegue nas duas pontas e enrole-as para formar um cilindro. Use fita cola para colar todo o comprimento da lanterna. Cole por dentro para que a fita cola não fique visível.

Corte outro pedaço de papel para fazer uma alça ou use uma fita para o mesmo efeito. Cole-a na parte superior da lanterna. Se ainda não o tiver feito, decorem a lanterna, pintando ou fazendo colagens de vários materiais.

Pode colocar a lanterna numa superfície plana e colocar uma luz decorativa lá dentro – não se aconselha a utilização de velas devido aos materiais inflamáveis que compõem a lanterna. Também pode pendurá-la no teto ou fazer uma grinalda com várias lanternas diferentes.

Estas tarefas de construção podem ser realizadas em colaboração com todos os elementos da família. A todos podem ser atribuídas diferentes colaborações na construção das lanternas. Podem existir muitas opções alternativas e criativas de elaboração e de decoração das lanternas. A imaginação é o limite!