Manga

Criar um caça-sonhos

Ninguém fica indiferente a um caça-sonhos (ou espanta-espíritos). Estes amuletos são fáceis de fazer em casa, e ficam bem como decoração em qualquer divisão. O objetivo é dar asas à imaginação e fazer um bonito caça-sonhos, com os materiais disponíveis.

Desenvolvido por Professor Doutor Carlos Neto

Criar um caça sonho

Benefícios

  • Expressão plástica
  • Habilidades manuais
  • Criatividade
  • Regulação emocional
  • Coordenação motora
  • Sentido estético

Descrição

Jogadores: pode ser individual, mas aconselha-se que antes dos 10 anos de idade, esta atividade seja feita entre pais e filhos.

Material: ramos de salgueiro ou videira, ou aro de metal, madeira ou plástico, fio, penas, missangas ou outros acessórios e tesoura.

Local: deve ser construído em espaços interiores (casa/sala).

Como se joga: fazer um círculo utilizando um ramo de salgueiro, videira, ou aro de metal, madeira ou plástico. Enrolar o fio por todo o aro e dar um nó bem firme na ponta.

Em seguida, fazer a teia, prendendo pedaços de fio em lados opostos do aro, passando sempre pelo centro do mesmo. Repetir o processo várias vezes para que se comece a formar uma teia. Quando a teia no centro do círculo estiver pronta, pegar em pedaços de fio e amarrar na parte inferior do aro, deixando esses pedaços pendurados. Prender penas, missangas ou outros acessórios nestes pedaços de fio para decorar. Na parte de cima do aro também é importante fazer uma alça para que o caça-sonhos possa ser pendurado.