Dança das cadeiras

A dança das cadeiras é um jogo para toda a família e todas as idades. As cadeiras são dispostas em círculo viradas para fora, com uma a menos que o número de jogadores. O objetivo é dançar à volta das cadeiras com uma música a tocar e, assim que ela acaba, sentar rapidamente numa cadeira. Quem não conseguir, sai de jogo e leva uma cadeira. A brincadeira repete-se até sobrar apenas o vencedor.

Desenvolvido por Professor Doutor Carlos Neto

Benefícios

  • Cooperação/Oposição
  • Desenvolvimento de habilidades motoras
  • Capacidade de reação e de atenção
  • Capacidade rítmica
  • Coordenação motora
  • Tomada de decisão

Descrição

Jogadores: no mínimo 4/5, de preferência com idade superior a 4 anos. Toda a família e amigos podem participar.

Material: cadeiras e tamborim ou dispositivo de som.

Local: pode ser jogado tanto em espaços interiores (na sala) como exteriores (no quintal ou jardim).

Como se joga: Após a escolha de um lugar apropriado, colocar as cadeiras em círculo ou em linha voltadas de costas, devendo o número ser sempre menos um do que o número total de jogadores. Um elemento de fora do jogo toca o tamborim ou põe a tocar uma música (no rádio, telemóvel, computador, etc), parando quando quiser. Enquanto a música toca, todos os jogadores correm ou dançam em volta das cadeiras. Podem ser introduzidas variantes (ex. correr com as mãos atrás das costas, etc.). Quando a música parar, cada um deve tentar ocupar um lugar.

O participante que não conseguir lugar perde e sai do jogo levando consigo uma cadeira. O vencedor será sempre aquele que conseguir sentar-se na última cadeira.

Nota: Podem ser introduzidas variantes que dificultem o jogo, quer quanto à disposição das cadeiras, como na forma de deslocamento e momento de paragem da música.