Jogo de bolas de sabão
Este é um jogo popular que pode ser feito em casa, com a ajuda dos pais, com objetos domésticos e vários ingredientes, permitindo através de dispositivos próprios soprar e fazer bolas de sabão para o ar. O objetivo é preparar o líquido à base de detergente e construir os dispositivos para lançar as bolas.
Desenvolvido por Professor Doutor Carlos Neto
Benefícios
- Capacidade de observação;
- Coordenação motora fina e grosseira;
- Perceção visual;
- Controlo respiratório;
- Autocontrolo e socialização;
- Capacidade de adaptação.
Descrição
Jogadores: toda a família pode participar com os seus filhos ou com amigos (a partir dos 3/4 anos).
Material: um copo de água, um copo de detergente, ½ copo de xarope de milho, um recipiente tipo caneca e um dispositivo com pega e redondo, ou uma bacia grande e larga com um cabide de arame, entortando-o até formar um círculo. Pode também preparar-se uma mistura de água e sabão (numa proporção de três partes de água, para uma parte de sabão) e deixar repousar durante algum tempo. Quanto mais tempo melhor, por isso, pode-se fazer a mistura na véspera. Pode adicionar-se também um pouco de glicerina para fazer as bolas com maior dimensão.
Local: em espaços das diversas divisões da casa, na varanda, quintal ou espaço exterior público (jardim).
Como se joga: No caso de pequenos dispositivos, será necessário ensinar as crianças a mergulhar o aro no líquido. Depois, com cuidado e segurando o aro pelo lado de fora, é preciso levantar um pouco o aro para ver se há um filme de sabão no seu interior e soprar. No caso da utilização de um aro gigante, a criança deve tentar mergulhar o aro na bacia com o sabão e aprender a puxar o aro para cima e, ao mesmo tempo, andar para trás para formar um longo tubo de bola. Por último, é necessário girar o arco para fechar a bola e soltá-la. Esta habilidade necessita inicialmente de algum treino para se obter sucesso posterior.