Manga

Jogo do arranca rabos

O “Arranca Rabos” é um jogo popular muito divertido e já com uma larga tradição, ideal para desenvolver a coordenação, a atenção e a corrida. Põe em confronto duas equipas, que prendem uma fita na parte de trás das calças ou dos calções. Ganha a equipa que conseguir agarrar todas as fitas da outra equipa.

Desenvolvido por Professor Doutor Carlos Neto

Grupo de crianças a brincar ao jogo do arranca rabos

Benefícios

  • Coordenação motora fina e grosseira;
  • Velocidade de reação;
  • Capacidade de atenção;
  • Orientação espacial e perceção temporal;
  • Controle emocional;
  • Cooperação e oposição.

Descrição

Jogadores: podem ser vários jogadores constituindo duas equipas com igual número de participantes, de preferência com idade superior a 5 anos. Toda a família e amigos podem participar.

Material: fitas de cetim com aproximadamente 50 centímetros.

Local: deve ser jogado em espaços interiores (casa/sala), na entrada de casa ou em espaço exterior (quintal, jardim, etc.).

Como se joga: depois de criadas duas equipas com igual número de jogadores, uma será perseguidora e outra perseguida. A equipa perseguida (fugitiva) amarra previamente pedaços de fitas no cós das calças ou bermudas. Os perseguidores (pegadores) saem correndo a um sinal dado, correndo atrás dos jogadores fugitivos tentando tirar as fitas dos seus “rabos”. O objetivo é arrancar os rabos/fitas do grupo dos fugitivos. Quando todas as fitas forem arrancadas, as equipas invertem as posições. Quem era perseguidor (pegador) torna-se fugitivo e quem era fugitivo torna-se perseguidor (pegador).