Manga

Jogo do berlinde

Uma das brincadeiras mais populares e tradicionais na infância em todas as culturas e espaços geográficos. O objetivo do jogo é lançar um berlinde e tentar alcançar uma cova ou círculo previamente delimitado. Ganha o jogador que obtiver mais pontos. O berlinde tem que passar pela cova e depois acertar nos dos adversários, eliminando-os.

Desenvolvido por Professor Doutor Carlos Neto

Benefícios

  • Coordenação motora fina;
  • Perceção espacial e temporal;
  • Estratégia mental;
  • Socialização entre pares;
  • Capacidade de precisão;
  • Capacidade de observação;

Descrição

Jogadores: no mínimo dois jogadores a partir dos 4/5 anos. Toda a família e amigos podem participar.

Material: berlindes de vários tamanhos e cores.

Local: em casa (espaços amplos) ou no exterior (espaços planos naturais ou construídos).

Como se joga: inicia-se o jogo, fazendo uma cova num campo de terra (espaço exterior) ou um círculo desenhado numa superfície plana (chão de casa, passeio, etc.). Em seguida, os jogadores fazem um lançamento de berlinde, tentando aproximar-se o mais possível da cova ou círculo. Todos os berlindes têm de chegar à cova ou círculo e só depois de terem passado por esta(e) é que podem tentar eliminar os adversários, tentando acertar nos seus berlindes.

Quando o jogador é eliminado, se o seu berlinde tiver sido atingido, aguarda que o jogo termine e só depois pode iniciar uma nova jogada. Caso o jogador acerte, ganha um ponto e continua a jogar, mas, desta vez, contra o berlinde do jogador adversário para o afastar da cova e impedir que ele acerte. Caso consiga, volta a jogar para dentro da cova ou círculo, e assim sucessivamente, até falhar uma delas: a cova/círculo ou o berlinde do adversário. De seguida, joga o outro jogador, segundo as mesmas regras. A experiência é repetida até X pontos (a definir entre os jogadores) e ganha o que atingir este valor primeiro.