Jogo do botão
É um jogo com caraterísticas populares em crianças. O objetivo é cada jogador poder lançar e empurrar o seu botão, com a ajuda dos seus dedos (indicador e médio/polegar), a partir de uma linha demarcada até atingir o mais rapidamente possível a marca de chegada.
Desenvolvido por Professor Doutor Carlos Neto
Benefícios
- Coordenação motora fina;
- Perceção espacial (distância, direção e precisão);
- Velocidade de reação;
- Capacidade de atenção;
- Controle emocional;
- Cooperação e oposição.
Descrição
Jogadores: podem ser vários jogadores, formando duas equipas com igual número de participantes e de preferência com idade superior a 5 anos. Toda a família e amigos podem participar.
Material: botões de cor e tamanho variáveis.
Local: deve ser jogado em espaços interiores (casa/sala), na entrada de casa ou em espaço exterior (quintal, jardim, etc.). A dimensão do espaço pode variar entre 3 a 4 metros de comprimento e ser jogado em piso regular (terra, cimento, madeira, etc.) e delimitando uma linha de partida e outra de chegada.
Como se joga: um jogador de cada equipa, posicionados na linha de partida, lançam alternadamente o seu botão com a ajuda dos seus dedos, e assim, vai empurrando o botão até atingir a linha de chegada. O jogador que chegar à meta ganha o botão ao adversário ou marcando um ponto. O jogo termina quando um jogador tiver ganho aos outros jogadores o número de botões pré-estabelecido ou, então, quando tiver atingindo o número de pontos pré-definido no início do jogo.