Manga

Lançar papagaios

Todas as crianças gostam de fazer e lançar papagaios. É uma atividade lúdica tradicional que até os pais gostam de brincar. É uma oportunidade de desenvolver a capacidade expressiva e artística e domínio do corpo das crianças. Claro que esta tarefa implica ter sucesso por ensaio e erro em função das condições atmosféricas e a aprendizagem de técnicas de domínio do papagaio no ar.

Desenvolvido por Professor Doutor Carlos Neto

Benefícios

  • Capacidade observacional;
  • Perceção visual;
  • Coordenação motora fina e grosseira;
  • Resolução de problemas;
  • Expressão plástica;
  • Conhecimento de dados climatéricos;
  • Cooperação;

Descrição

Jogadores: podem participar várias crianças a partir dos 5/6 anos e seus familiares.

Material: um pedaço de papel grande, pauzinhos de madeira, serra pequena, cola, fita cola transparente, fio.

Local: esta brincadeira realiza-se em espaços habitacionais com quintal ou em espaços exteriores com possibilidades de visualizar o céu (parques e jardins públicos, praia, etc.).

Como se joga: cortar dois pauzinhos, um com cerca de 80cm e outro com 60 cm. Em seguida fazer um corte em cada uma das pontas dos pauzinhos. Depois pegar num pouco do fio para juntar os dois pedaços de madeira, de forma a fazer uma cruz. Convém fazer bastantes nós para a estrutura ficar resistente. Em seguida enrolar o fio à volta de uma das pontas dos pauzinhos, até cerca de 4 a 5 cm, garantindo que fica bem preso com ajuda da fita cola. Passar o fio à volta da estrutura criada, garantindo que passa pelos recortes que foram feitos nas extremidades dos pauzinhos. De volta ao primeiro recorte, enrolar o fio novamente e fazer um nó ou usar a fita cola para o prender. Deve ajustar-se os pauzinhos para ficarem com a forma desejada.
Pegar no pedaço de papel e cortar com uma margem de 2,5cm à volta da estrutura criada com os paus de madeira. Colar o papel sobre a estrutura do papagaio, usando a cola. Importa fazer pequenos recortes nos cantos do papel para conseguir cobrir toda a estrutura. Agora basta usar a imaginação das crianças para decorar o papel. Colocar em seguida fita cola transparente no meio, onde os paus se cruzam para reforçar o papel no interior e exterior. Utilizar uma agulha para fazer um furo na fita cola, passando um pouco de fio pelo meio para ficar bem atado. No final juntar o final do fio ao freio para conseguir colocar o papagaio a voar. Agora basta escolher um local ao ar livre e colocar o papagaio a voar através da corrida e observar o lado favorável do vento para se ter sucesso.