Manga

Mamã dá licença?

Este jogo é adequado a toda a família e atravessa todas as gerações. O objetivo é fazer os jogadores avançarem até uma zona limite, onde está a a “mamã” ou “papá” a dar ordens. Cada jogador faz as perguntas “mamã dá licença?” e “quantos passos?”, e recebe uma instrução com uma forma divertida de fazer o percurso.

Desenvolvido por Professor Doutor Carlos Neto

Mamã dá Licença

Benefícios

  • Cooperação/Oposição
  • Desenvolvimento de habilidades locomotoras
  • Capacidade de reação e de atenção
  • Capacidade rítmica
  • Coordenação motora
  • Perceção espacial e temporal

Descrição

Jogadores: podem jogar no mínimo 4/5, de preferência com idade superior a 4 anos. Toda a família e amigos podem participar.

Material: não necessita de materiais.

Local: deve ser jogado idealmente em espaços exteriores (quintal, jardim, etc.), apesar de também poder ser adaptado para espaços interiores (quarto/sala/cozinha).

Como se joga: um jogador fica junto a uma parede, muro ou linha e será a mamã (ou papá!). É este jogador que dá ordens. Os outros jogadores serão os “filhos” e ficam a alguns metros de distância, em linha, e perguntam “Mamã dá licença?”. A mamã (ou papá) responde “Sim.” e os jogadores voltam a perguntar “Quantos passos?”. A mamã responde dizendo o número e tipo de passos, que podem ser: à bebé, a galope, à caranguejo para trás, ao pé-cochinho, a pés-juntos, passos grandes, à canguru: salto com as pernas juntas, à formiga: um pé à frente, etc.

Nota: Tradicionalmente cada criança pede licença à vez, mas pode-se pedir ao mesmo tempo para não haver injustiças com os passos.