Quente e frio
O Quente e Frio é um clássico entre crianças. Cada jogador esconde um objeto num local da casa, difícil de encontrar. O objetivo é que os outros jogadores o encontrem, enquanto estão de olhos vendados, seguindo apenas as instruções de “Quente” e “Frio”.
Desenvolvido por Professor Doutor Carlos Neto

Benefícios
- Cooperação
- Orientação espacial
- Capacidade de reação e de atenção
- Perceção tátil e auditiva
- Coordenação motora
- Tomada de decisão
Descrição
Jogadores: no mínimo 2, de preferência com idade superior a 4 anos. Toda a família e amigos podem participar.
Material: um objeto a ser escondido e uma venda para os olhos (opcional).
Local: deve ser jogado em espaços interiores (quarto/sala) ou exteriores (quintal, jardim, etc.).
Como se joga: uma das crianças esconde um objeto e depois a outra tem que procurar o mesmo, umas vezes de olhos vendados, outras de olhos abertos. A criança que esconde o objeto vai dando indicações ao que procura o objeto escondido, usando as frases de “frio, gelado” quando estivesse muito distante do objeto ou “morno, quente” quando começasse a aproximar-se e “a ferver, a escaldar” quando já estivesse mesmo em cima do objeto. O jogo termina quando o objeto procurado é encontrado.
Nota: podem ser introduzidas variantes que dificultem o jogo, quer quanto à colocação do objeto (lugares mais inacessíveis) como na forma de deslocamento ser realizado de olhos abertos ou vendados.