Manga

Sessão fotográfica divertida

A fotografia pode ser uma excelente forma de levar pais e filhos a situações divertidas e informais em família. O objetivo é captar fotografias mais espontâneas ou mais planeadas, de forma individual ou em grupo. Pode ser a propósito de festas, datas especiais, brincadeiras situações do dia a dia, como cozinhar, estudar, etc. É também uma oportunidade de criar recordações para o futuro e fazer álbuns de fotografias.

Desenvolvido por Professor Doutor Carlos Neto

Sessão Fotográfica

Benefícios

  • Perceção visual
  • Habilidades motoras finas
  • Comunicação pessoal e em grupo
  • Resolução de problemas
  • Representações mentais
  • Estruturação espacial e temporal
  • Expressão artística

Descrição

Jogadores: podem participar crianças de todas as idades e seus familiares.

Material: máquinas fotográficas simples ou descartáveis, telemóveis, Ipads ou computadores.

Local: pode ser em espaços interiores ou em espaços exteriores. Podem também ser construídos cenários montados de acordo com a exploração de diversos temas.

Como se joga: a melhor forma de tirar boas fotografias é a brincar e ouvir as crianças, incentivando-as a participar e estimulando a sua imaginação e confiança. A ideia será descobrir o que as crianças gostam de fazer e criar situações em que elas possam manifestar-se e exibir as suas motivações pessoais ou em grupo. Importa escolher o momento (ocasiões especiais, acontecimentos do dia a dia, brincadeiras individuais ou em grupo, em casa ou no exterior, animais de estimação, cozinhar, a natureza, etc.), focar objetivos (criar cenários, usar adereços e decorações, aperfeiçoar as técnicas fotográficas) e decidir temas para sessões fotográficas. Podem revelar as fotografias ou fazer um álbum digital da família.